Peças para o próximo leilão

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  • GALLÉ, ÉMILE  Vaso Art Nouveau de formato cônico com borda superior recortada, em pasta de vidro acidado trabalhado em cameo. Bojo ornamentado em tons variados de verdes, marrons e rosados, com paisagem florestal, lago e barco. Assinado. França. Séc. XIX. 46 cm.
  • Bule para chá de formato globular achatado em prata portuguesa repuxada e cinzelada, ornamentado por faixas superpostas com gomos, canelados e flores. Parte superior abaulada e lisa, encimada por tampa construída em segmentos com pega em pião. Bico recurvo e alça lateral em asa com isoladores em marfim. Pés no formato de bolotas. Contrastes do Porto P Coroa e marca do ourives Luiz Antônio Rodrigues de Araújo. 1836  1583 (Moitinho p-428 p.266). 21 x 32 cm. 1K 270 gramas
  • Medalhão em porcelana chinesa da Companhia das Índias, decorado em esmaltes policromados da Família Rosa. Bordas ornadas por reservas florais e timbre armorial centralizando brasão de armas, provavelmente Holandes. Dinastia Qing. Reinado Yongcheng (1723-1735). 32 cm.
  • Prato em porcelana chinesa da Companhia das Índias, decorado em esmaltes da Família Rosa no padrão Meissen. Bordas estilizadas a ouro centralizando reserva com adornos florais e paisagem com personagens europeus. No verso, etiqueta da Coleção Noronha. China, Qing, Qianlong (1736-1795). Séc. XVIII. 31 cm.
  • BACCARAT - Conjunto de cinco cálices para vinho de cristal francês. Borda na cor azul. França. Séc. XX. 16 x 6 cm.
  • DEBRET: TÊTE DU PÈRE DES HORACES, 1809-1811. Gravura à maneira de crayon. 46 x 35 cm (MT). Acervo da Biblioteca Nacional da França, 1809-1811. Ao entrar no Gabinete de Gravuras  e Fotografias da Biblioteca Nacional da França, em 2015, à procura de estampas  usadas para o ensino didático do desenho no século XIX, Marcelo Gonczarowska Jorge, então estudante de mestrado da UnB e bolsista do Instituto Brasileiro de Museus, não imaginava que faria uma descoberta que não só alteraria o objetivo de sua tese mas também contribuiria para o melhor conhecimento da obra do Debret pré-Missão Francesa. Sua pesquisa nos revelou a existência de um conjunto inédito de gravuras didáticas feitas pelo artista antes de sua vinda para o Brasil em 1816. Debret produziu no início do século XIX obras nas quais seu traço puramente neoclássico nos revela um outro artista além da fase tropical. São imagens pouco conhecidas dos historiadores e do público em geral, mais acostumados com as gravuras do álbum Viagem Pitoresco e do conjunto de desenhos e aquarelas arrematados pelo mecenas Raymundo Ottoni de Castro Maya no final dos anos 30. Até então, sua obra  estava completamente adormecida do grande público, declínio que ocorreu ainda na metade do século XIX, permanecendo esquecido até o início do século XX quando começam a aparecer estudos e reproduções de suas gravuras. Porém a verdadeira redescoberta de Debret se dá com a coleção comprada por Castro Maya e hoje exposta no Museu da Chácara do Céu em Santa Teresa no Rio de Janeiro.
  • Terrina em porcelana chinesa da Companhia das Índias, decorada com os esmaltes da Família Rosa. Corpo oblongo de cantos chanfrados, bojo abaulado decorado com representações florais em esmaltagem azul underglaze e rosáceo. Pegas laterais em feitio de cabeças de lebre. China. Qing (1644-1912). Reinado Qianlong (1736-1795). 22 x 32 x 20 cm (terrina). 33 x 25 cm (presentoir).
  • Conjunto de três potiches bojudos em porcelana chinesa da Companhia das Índias, conhecido como chocolate. Reservas centrais com decoração Família Rosa. Tampas encimada por cães de fó. China, Qing. Período Qianlong (1736-1795). 34 cm.
  • Par de antigas mesas de encostar, em madeira nobre. Tampo de dimensões retangulares, moldurado e entalhado. Saia recortado com movimentos de entalhe que se unem ao centro. Pernas largas e recurvas. Brasil. Início do séc. XIX. 94 x 124 x 50 cm.
  • Cômoda italiana em madeira lustrada, com largo tampo retangular apoiado em caixa reta. Frente apresentando três gavetões superpostos e almofadados. Base alta, lavrada e realçada por frisos canelados com pés baixos e salientes. Séc. XX. 96 x 116 x 60 cm.
  • Lustre com estrutura em bronze com imagens de rostos masculinos contando com cinco pontos de iluminação ao redor e uma central, cúpulas opalinadas em formato côncavo. 50 x 55 cm.
  • Prato em porcelana chinesa da Companhia das Índias, decorado com bordas estilizadas a ouro. Centro apresentando pintura policromada inspirada na cena mitológica de Leda e o Cisne. Prato do séc. XVIII. Cerca de 1740. 28 cm. Prato com o mesmo tema vendido pela Christies London em 2003 da coleção J. Louis Binder.
  • Travessa oblonga e de cantos chanfrados, em porcelana chinesa da Companhia das Índias, decorada nos esmaltes da Família Rosa em profusa decoração conhecida como Folha de Tabaco. China. Dinastia Qing. Reinado Qianlong (1736-1785). 29 x 22 cm. Peça similar reproduzida no Livro Tabaco Leaf and Pseudo Feuille de Tabac et Pseudo, de Pierre L. Demoby. Prefácio de David S. Howard. Pág. 165.
  • VITORIO CUTTIN - Escola Italiana. Séc. XX - Marinha. Óleo s/ tela. Ass. cid. 100 x 160 cm. Vittorio Cuttin nasceu na cidade de Florença (Itália), em 1918, e, depois de participar da Segunda Guerra Mundial como tenente de infantaria na frente iugoslava, emigrou para Argentina. ... Exemplo para nomes locais, o artista italiano é lembrado pela oitava edição da Mostra de Artes Plásticas da Sociedade Dante Aligheri.8 de jul. de 2010.
  • Estatueta em bronze austríaco, patinado representando urso apoiado em base de madeira circular. Séc. XX. 15 cm (escultura). 21 cm com base.
  • SANTA ROSA (João Pessoa, PB, 1909 / Nova Délhi, Índia -1956) - Meninas. Óleo s/ tela. Ass. e datado cid, 1956. 52 x 63 cm.
  • Imagem brasileira em madeira policromada, representando Santo Antônio com o Menino Deus sentado sobre livro em seu braço esquerdo. Apresenta-se descalço com suas tradicionais vestes franciscanas. Base circular com adornos. Séc. XIX. 58 x 19 x 19 cm.
  • Imagem brasileira em madeira policromada e dourada, representando Nossa Senhora do Rosário com o Menino Deus recolhido ao braço esquerdo. Apresenta-se em longas e ricas vestes, de pé sobre base formada por nuvens e cabeças de anjos sobre peanha oitavada. Acompanham coroa e resplendor. Séc. XX. 54 x 18 x 15 cm.
  • LE VERRE FRANCE, SCHNEIDER - Vaso em vidro artístico, em tons de roxo, de formato esférico. Apresenta decoração por camadas com representação de frutos. França. Séc. XX. 11 x 17 cm.
  • Legumeira com tampa em porcelana chinesa da Companhia das Índias, de formato quadrangular chanfrado, ornamentada em esmaltes policromados com bordas floridas e geométricas. Apresenta Brasão de Armas Holandês da família Van Islenga, sob pequenas figuras de pavões. Tampa abobadada encimada por pega em argola. China. Qing. Reinado Qianlong (1736-1795). 18 x 28 x 29 cm.

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