Peças para o próximo leilão

766 Itens encontrados

Página:

  • CONDE DE ITAMARATI - Prato em porcelana Cia das Índias pertencente ao Serviço do Conde de Itamarati (Francisco José Da Rocha), 2º. Barão com Grandeza, Visconde e Conde de Itamarati. Intensa decoração com esmaltes do período Jiaqing. Borda com frisos em ouro e faixa com cachos de uva, parreiras e no centro arvore de romã e seus frutos tendo ao fundo vilarejo. China. Início do séc. XIX. 20 cm. No fundo selo em papel da Coleção Almeida Santos. Exemplar idêntico reproduzido no livro Louça da Aristocracia no Brasil, por Jenny Dreyfus á pag. 124.
  • Par de estatuetas de porcelana alemã na forma de  cacatuas apoiadas em bases circulares.   Detalhes em dourado. Marcas da manufatura no verso.  40,5 x 39 cm.
  • Conjunto para chá e café de porcelana nacional. Fundo de superfície branca com decoração de flores na cor azul. No fundo as inscrições: Real, São Paulo, Made in Brasil. Constando de 40 peças, sendo: 1 bule p/ café (25 cm), 1 bule p/ chá (19 cm), 1 leiteira (14 cm), 1 açucareiro (12 cm), 1 manteigueira (10 cm), 1 prato para servir bolo (25.5 cm), pratos p/ sobremesa (19 cm),  12 xícara com pires p/ chá (5 x 12 cm / 14 cm); 10 xícaras com pires p/ café (5 x 7 cm / 10 cm  sendo 1 com bicado). Uma fábrica de porcelanas guarda muitas semelhanças com a cozinha. As temperaturas altas. O trabalho árduo e meticuloso. O controle implacável da qualidade. Um lugar onde transformações intensas também acontecem. E a rigidez da matéria-prima bruta refina-se em algo tão único quanto a mais deliciosa receita: a porcelana. Pertenceu ao Espólio de Vitória Dib Bachour.
  • AMELIE BEAUHARNAIS - Imperatrice du Brésil, 1830. Litografia de Bichebois, Rue de Cléry, no 23. 40 x 27,7 cm (MT). Peça de coleção. Desde 1828, ele quer obter uma patente para Paris. Ele foi informado de que uma decisão ministerial fixou em 45 o número de impressoras litográficas na capital e que elas estavam completas. Ele imediatamente renovou seu pedido de Sceaux, Saint-Cloud, Saint-Denis ou qualquer outra comuna do Sena. Ele tem o apoio dos prefeitos das cidades citadas e é apoiado por muitas personalidades (conde de Chabrol, marquês de Jaucourt, de Charette...). Obtém, portanto, a patente de Saint-Denis em 1º de agosto de 1829. A partir de setembro, ele solicita a transferência para Paris e, por falta de resposta, multiplica as lembranças em novembro e dezembro de 1829, depois em abril de 1830. Não é de estranhar que Bichebois veja com olhos favoráveis o advento da monarquia de julho. Ele participou da impressão das placas do História da Revolução de 1830 adornada com quarenta litografias, com retratos de corpo inteiro do Rei, dos príncipes e dos personagens principais, desenhados e litografados em vida por Petit. Como outros, ele imprime retratos de figuras políticas ou artistas, ilustrações para jornais ( L'Artiste , La Mode ), mas sua reputação como paisagista lhe rendeu um chamado para imprimir placas para grandes empresas, como passeios pitorescos e românticos pela velha França, as memórias de Granada e Alhambra por Girault de Prangey (1836-1837) ou Nantes e o Baixo Loire (1850), em nome da gráfica Charpentier de Nantes.
  • Bule
  • Imagem brasileira em terracota policromada representando SantAna ensinando Nossa Senhora a ler sentada em seu colo. Apresenta-se a santa de pé com longo e pregueado manto. Base chanfrada. Brasil. Séc. XIX. 12 cm.
  • Nau ou caravela portuguesa, reproduzida em miniatura, executada em prata de lei filigranada, com velas içadas ao vento e bandeiras a tremular, marcadas com a Cruz da Ordem de Cristo ou Ordem dos Cavaleiros de Cristo, símbolo das conquistas marítimas portuguesas nos séculos XV e XVI. 18 x 25 cm. 110 gramas.
  • Epergne (centro de mesa com fruteiras), em cristal e prata inglesa vermeil, repuxada e cinzelada ornamentado por frisos vazados, folhagens e cabeças de leão com argolas. Estrutura circular com suporte à meia altura sustentando quatro braços em S e pequenos bowls. Pernas recurvas e filetadas, rematadas por garras. Recipientes em cristal lavrado com bordas dentadas. Contrastes da cidade de Londres de 1800. Apresenta ao centro coroa com três penas, símbolo do Príncipe de Gales. Vestígios de vermeil. Braços soltos e numerados. 30 x 40 cm / 15 x 14 x 10 cm.
  • VISCONDE DE BALSEMÃO  Prato circular de porcelana chinesa Companhia das Índias, pertencente ao Serviço do Visconde de Balsemão (Luiz Pinto de Souza Coutinho) - Governador e Capitão General em Cuiabá em mato Grosso, Borda com barrado de elementos repetitivos em marrom e ouro. Centro apresentando Brasão de Armas do Titular. China. Qing. Reinado Qianlong (1736-1795). 24.5 cm. Peça do mesmo serviço reproduzida no Livro A Porcelana Cia das Índias nas Coleções Particulares, de Jorge Getúlio Veiga. Pág. 213 e no livro Louça da Aristocracia no Brasil Pág. 113.
  • MARQUÊS DE BARBACENA - Prato fundo de porcelana provavelmente francesa. Sem marca. Pertencente ao Serviço do Marquês de Barbacena (Felisberto Caldeira Brant Pontes Oliveira Horta). Borda com frisos verdes e dourados e brasão sob coroa de Conde. França. Séc. XIX. Exemplar do mesmo serviço reproduzido na página 244 do livro Louça da Aristocracia no Brasil, por Jenny Dreyfus.
  • DOM PEDRO II  Xícara com pires em porcelana francesa pertencente ao serviço Imperial de D. Pedro II, conhecido como Serviço P II. Borda verde esmeralda esmaltada e friso em filigrana a ouro, ostentando na parte superior, em reserva, brasão de armas do Império Brasileiro. Peça do mesmo serviço reproduzida na página 214 do livro Louça da Aristocracia no Brasil, de Jenny Dreyfus. Este serviço foi presenteado a D. Pedro II por D. Luiz, rei de Portugal, por ocasião da visita do imperador brasileiro a Portugal. Séc. XIX. 5.5 x 10 cm (xícara). 14 cm (pires). Peça de Coleção.
  • COLINET, Claire Jeanne Roberte (1880-1950).  Escola Francesa. Escultura Art Déco em bronze dourado e marfim representando dançarina de pé sobre pedestal. Base circular em pedra branca. Assinatura e selo da fundição no pedestal. Apresenta restauro nas mãos. Mede 31 x 11 cm.
  • Travessa retangular com bordas onduladas e recortadas em porcelana chinesa da Companhia das Índias, decorada em esmaltes policromados da Família Rosa. Variação da Folha de Tabaco. Frisos em treliças alternados por reservas em rouge de fer centralizando exuberante composição floral com fênix. Reinado Qianlong (1736-1795). 42 x 34 cm.
  • Travessa oblonga e de cantos chanfrados, em porcelana chinesa da Companhia das Índias, decorada nos esmaltes da Família Rosa em profusa decoração conhecida como Folha de Tabaco. China. Dinastia Qing. Reinado Qianlong (1736-1785). 42 x 34 cm. Peça similar reproduzida no Livro Tabaco Leaf and Pseudo Feuille de Tabac et Pseudo, de Pierre L. Demoby. Prefácio de David S. Howard. Pág. 165.
  • BACCARAT  Par de suportes para talheres em cristal francês, apresentando nas extremidades o busto de D. Pedro II menino em acabamento satinado. Peça reproduzida no livro O Cristal no Império do Brasil de Jorge Getúlio da Veiga, Carlos Eduardo Castro Leal e João Augusto de Souza Lima, Quinta Cor Editores, RJ, 1996. França. Séc. XIX. 10 cm.
  • JOÃO BATISTA FERRI (1986 - 1978) - Mulher Nua com seu Cão. Escultura em bronze fundido e patinado. Base em mármore. Assinada. 36 x 55.5 x 22.5 cm.
  • Sopeira oval em prata inglesa repuxada e cinzelada, ornamentada por frisos gravados com estilizações florais. Bojo ladeado por largas alças em asa. Tampa com parte central abobadada encimada por argola filetada. Base lisa com borda em debrum. Contrastes de Birmingham de 1904 e marca do prateiro Elkington & Co. 48 x 44 cm. 3.603 gramas.
  • Grande ânfora de jade vazada com rico trabalho escultórico. Acompanha base de madeira. China. Circa 1900. 105 cm.
  • Salva esmoleira em prata brasileira lavrada e ornamentada por faixas com godrões torcidos. Prato circular apoiado em base cônica moldada em degraus. Marca do prateiro IM. Circa 1800.. 16 x 38 cm. Peso 831 gramas.
  • Espevitadeira e seu berço em prata brasileira repuxada e cinzelada. Bandeja oblonga com laterais abauladas bordadas por torsades, ornamentada nas extremidades por composições com folhas e flores. Tesouras realçadas por ramos floridos. Contraste 10 Dinheiros e marca de prateiro incompleta. Séc. XIX. 25 cm. 299 gramas.

766 Itens encontrados

Página: