Peças para o próximo leilão

729 Itens encontrados

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  • Travessa de louça inglesa de formato retangular e cantos chanfrados conhecida como borrão. Apresenta decoração em esmalte de tom azul cobalto sobre fundo branco. Ao centro cena lacustre com arvores, casario. Inglaterra. Final do séc. XIX.  39 x 30 cm.
  • "Don Pedro II - Empereur du Brésil", litogravura aquarelada à mão, sec. XIX por Hendrikx.  e "Dona Thereza - L´impeatrice du Brésil",  litografia aquarelada ã mão, sec. XIX por Lacoste. Dimensão total de cada gravura 25 x 16,5 cm (ME).
  • A. ARENA (Antônio Arena Castellano Carpentieri  Nápoles, Itália 1930 - São Paulo,1987)  Mar Revolto. Óleo s/ tela. Ass. cid. 69 x 89 cm (MI). 87 x 108 cm (ME). Ingressa na Faculdade de Engenharia e Química da Universidade de Nápoles (Itália). Estuda pintura com E. Briante, em Florença (Itália), em 1948. Em 1952, transfere-se para o Brasil e estuda pintura com Angelo Cannone, no Rio de Janeiro. A convite de Ana Freud, pinta em 1977 um retrato de Sigmund Freud, que é reproduzido sob a forma de selo comemorativo em 1981. Em 1976, é nomeado Acadêmico do Mar pela Academia Internacional de Ciências e Artes do Mar, em Milão (Itália). Lote pertencente ao acervo de tradicional família paulistana de Américo Moreira dos Santos e Anella Mafalda Malzoni.
  • TOMÁS XAVIER GARCIA DE ALMEIDA (Capitania do Rio Grande do Norte, 1792 - Rio de Janeiro, 1870)  Rara Travessa de porcelana Companhia das Índias, pertencente ao Serviço de Tomás Xavier Garcia Almeida. Borda apresentando decoração em rouge de fer e dourado. Centro com reserva com ramo de flores e pássaros. China. Dinastia Qing (1644-1911). Séc. XIX. 44 x 34 cm. Peça do mesmo serviço reproduzida na pág. 154 do Livro "Louça a Aristocracia no Brasi"l, por Jenny Dreyfus.  Foi presidente das províncias de São Paulo, de 19 de dezembro de 1827 a 18 de abril de 1828, de Pernambuco, nomeado por carta imperial de 22 de setembro de 1828, de 29 de dezembro de 1828 a 15 de fevereiro de 1830 e de 8 de outubro de 1844 a 1 de março de 1845, tendo sido nomeado presidente na segunda vez por carta imperial de setembro de 1844, e da Bahia, nomeado por carta imperial de 5 de abril de 1838, de 28 de abril de 1838 a 15 de outubro de 1840.  Foi dignitário da Imperial Ordem do Cruzeiro e comendador da Imperial Ordem de Cristo.
  • Centro de mesa oval com seu presentoir envidraçado em prata portuguesa repuxada e cinzelada, profusamente ornamentados em estilo D. João V com drapeados, reservas, volutas e folhagens. Bojo abaulado e baixo com borda ondulada, ladeado por largas alças em asas. Pés triangulares e recurvos. Prato com centro levemente elevado, ornado por borda acompanhando o estilo. Contraste da cidade do Porto Águia 833 mls e marca do prateiro. 13 x 37 x 19 cm / 1K199 gramas (floreira). 4 x 50 x 33 cm / 2K100 gramas (bandeja completa, com o vidro). Este lote encontra-se em Belo Horizonte, MG, e só estará disponível em nossa loja a partir do dia 13 de Outubro.
  • Par de candelabros para 4 velas em prata portuguesa repuxada e cinzelada, profusamente ornamentados em estilo D. João V com frisos, reservas, volutas e folhagens. Hastes construídas com segmentos de balaústre, encimadas por braços recurvos em S, centralizando ponteiras com pequenos castiçais. Bases almofadadas e recortadas de formato triangular, rematadas por pés sobre sapatas. Contrastes do Porto Javali, marcas de prateiros e chancelas da Casa Porto. 50 x 30 x 30 cm. Peso: 5K839 gramas (2872 + 2967 gramas). Este lote encontra-se em Belo Horizonte, MG, e só estará disponível em nossa loja a partir do dia 13 de Outubro.
  • Travessa de porcelana Companhia das Índias, de formato retangular e cantos chanfrados. Apresenta decoração com paisagem lacustre, em esmalte azul sobre superfície branca. China. Dinastia Qing (1644-1917). Reinado Qianlong (1736-1785). 34 x 41 cm.
  • Travessa retangular chanfrada de porcelana Companhia das Índias ornamentado em esmaltes policromados da Famille Rose. Borda decorada com flores e frutas alternadas por estilizações. Centro ornado com rolos de pinturas florais ladeados por romãs. China. Dinastia Qing (1644 - 1911). Qianlong (1736-1785). 41 x 33 cm.
  • Mesa para jantar em madeira patinada em tons de areia. Tampo retangular, apoiado em colunas de formato balaústre de secção quadrangular ornadas por folhagens. Bases com bordas em degraus com pequenos pés recurvos. Acompanha tampo de vidro escurecido. 75 x 220 x 105 cm.  Lote pertencente ao acervo de tradicional família paulistana de Américo Moreira dos Santos e Anella Mafalda Malzoni. Este lote encontra-se na residência no Ibirapuera, SP e a retirada devera ser feita a partir do endereço com a orientação da organizadora do leilão.
  • Conjunto de oito cadeiras para sala de jantar, estilo Louis XVI, em madeira patinada em tons de areia, esculpidas e ornadas por adornos florais em alto relevo. Encostos ovalados apoiados em assentos com frentes recortadas. Pernas no formato de colunas retas, rematadas por pés com anelados. Forração em tecido listado. 102 x 50 x 50 cm.  Lote pertencente ao acervo de tradicional família paulistana de Américo Moreira dos Santos e Anella Mafalda Malzoni. Este lote encontra-se na residência no Ibirapuera, SP e a retirada devera ser feita a partir do endereço com a orientação da organizadora do leilão.
  • Grande estante em madeira patinada em tons de areia, ornamentada por adornos florais esculpidos. Apresenta parte central com prateleiras, ladeada por compartimentos com portas vazadas e motivos estilizados. Segmento inferior com buffet, construído com frente recortada e quatro gavetas sobre armários, sendo o do centro decorado por medalhões floridos em alto relevo. Frontão reto com centro levemente abobadado. Saia inferior com bordas em degraus salientes. 210 x 225 x 50 cm.  Lote pertencente ao acervo de tradicional família paulistana de Américo Moreira dos Santos e Anella Mafalda Malzoni. Este lote encontra-se na residência no Ibirapuera, SP e a retirada devera ser feita a partir do endereço com a orientação da organizadora do leilão.
  • OSCAR NIEMEYER - Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares. (Rio de Janeiro, 1907 - idem, 2012) - "Sem título". Layout de perspectiva de projeto para prédio nº 500 . suporte de cópia heliográfica de grandes dimensões com sobreposição de papel manteiga com intervenções de caneta hidrográfica e outras técnicas (técnica mista). 268 x 167 cm. Não está emoldurado. Marcas do tempo. Amassados e pontos de acidez. Coleção particular :Carlos Eduardo Niemeyer. Em sua aquisição a obra será entregue com certificado do proprietário e neto do autor. Nota Biográfica: Arquiteto e urbanista. Forma-se em arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro, em 1934. Nesse ano, passa a frequentar o escritório do arquiteto e urbanista Lucio Costa (1902-1998). Em 1936, integra a comissão criada para definir os planos da sede do Ministério da Educação e Saúde (MES), no Rio de Janeiro, com a supervisão do arquiteto franco-suíço Le Corbusier (1887-1965), a quem assiste, como desenhista. Baseado no projeto do arquiteto, Niemeyer sugere alterações que são adotadas na construção do edifício. Entre 1940 e 1944, projeta, por encomenda do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek (1902-1976), o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que se configura como um marco de sua obra, pois rompe com os conceitos rigorosos do funcionalismo e utiliza uma linguagem de formas novas, de superfícies curvas, explorando as possibilidades plásticas do concreto armado. Em 1947, é convidado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a participar da comissão de arquitetos encarregada de definir os planos de sua futura sede em Nova York. Seu projeto, associado ao de Le Corbusier, é escolhido como base do plano definitivo. No Rio de Janeiro, em 1955, funda a revista Módulo e no ano seguinte começa, a convite do presidente da República, Juscelino Kubitschek, a colaborar na construção da nova capital do Brasil, Brasília, cujo plano urbanístico é confiado a Lucio Costa. Em 1958, é nomeado arquiteto-chefe de Brasília, para onde se transfere e permanece até 1960. Entre os projetos mais importantes de Niemeyer destacam-se o Parque do Ibirapuera, São Paulo, 1951; a sede do Partido Comunista Francês, Paris, 1965; a Escola de Arquitetura de Argel, Argélia, 1968; a sede da Editora Mondadori, Milão, Itália, 1968 e a sede do jornal L'Humanité, Saint-Denis, França, 1987.
  • Vaso de cristal sueco liso e translucido. Assinado no fundo e com selo da Cristalerie Stromberg Shittan. 14 cm. Lote pertencente ao acervo de tradicional família paulistana de Américo Moreira dos Santos e Anella Mafalda Malzoni.
  • BARÃO DE RAMALHO  Prato de porcelana Companhia das Índias, pertencente ao Serviço do Barão de Ramalho (Joaquim Inácio Ramalho  1810  1902). Borda com largo friso na cor rouge de fer com realces dourado. Centro com vista de castelo e paisagem em reserva. Séc. XIX. 24.5 cm. Peça do mesmo serviço reproduzida na pág. 138 do Livro Louça da Aristocracia no Brasil, de Jenny Dreyfus.
  • BARÃO DE IBIROCAI - Prato em porcelana francesa de Limoges, pertencente ao Primeiro e único Serviço do Barão de Ibirocaí (Luis de Freitas Vale). Borda recortada na cor azul celeste degrade com arremates em ouro. Flores em policromia e arabescos dourados. Monograma "I" Coroado. França. Manufatura "Barney, Rigoni e Langle". 24 cm. Peça do mesmo serviço reproduzida na pág. 265 do Livro Louça da Aristocracia no Brasil, de Jenny Dreyfus.
  • GEORGINA DE ALBUQUERQUE (Taubaté, 1885 - Rio de Janeiro, 1962) - Natureza Morta - Vaso com Flores. Óleo s/ tela. Ass. 78 x 97 cm (MI). 103 x 123 cm (ME). Este lote encontra-se em Belo Horizonte, MG, e só estará disponível em nossa loja a partir do dia 13 de Outubro. Pintora, professora. Aos 15 anos, inicia sua formação artística com o pintor italiano Rosalbino Santoro (1857-1942). Muda-se para o Rio de Janeiro em 1904, matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes (Enba) e estuda com Henrique Bernardelli (1858-1936). Em 1906, casa-se com o pintor Lucílio de Albuquerque (1877-1939) e viaja para a França. Georgina de Albuquerque é uma das principais mulheres brasileiras a conseguir firmar-se como artista no começo do século XX. Em suas pinturas, a artista tem como parâmetro o impressionismo e suas derivações. Elas apresentam uma paleta de cores luminosas, empregada com sensibilidade. Os temas mais constantes de Albuquerque são o nu, o retrato e a paisagem. Em Raio de Sol, s.d. ou Dia de Verão, ca.1920, com amplas pinceladas, ela explora as incidências luminosas e a vibração cromática. A partir de 1920, passa a trabalhar com uma paleta mais sóbria e a realizar pinturas com temas da vida popular, como Duas Roceiras, s.d. ou No Cafezal, ca.1930, entre outras.
  • DEGUÉ  Vaso Art Déco em pasta de vidro acidado no formato de copo, lavrado em cameo e ornamentado por folhagens e volutas estilizadas em azul Royal sobre fundo leitoso. Bojo reto encimado por borda revirada. Pé circular largo e liso. Assinado Degué no bojo e marca gravada Made in France sob a base. Criação da manufatura Verrerie dArt Degué, fundada em Paris pelo mestre vidreiro e artista espagnol David Guéron e ativa de 1926 a 1939. 39 x 25 cm.
  • DEGUÉ  Vaso Art Déco em pasta de vidro acidado, de formato alongado com suave abaulado à meia altura, lavrado em cameo e ornamentado por folhagens e volutas estilizadas em azul Royal sobre fundo leitoso. Bojo encimado por borda revirada. Pé circular largo e liso. Assinado Degué na parte inferior do bojo e marca gravada Made in France sob a base. Criação da manufatura Verrerie dArt Degué, fundada em Paris pelo mestre vidreiro e artista espanhol David Guéron e ativa de 1926 a 1939. 43 x 13 cm.
  • DEGUÉ  Vaso Art Déco em pasta de vidro acidado de formato alongado e levemente cônico, lavrado em cameo e ornamentado por folhagens e volutas estilizadas em azul Royal sobre fundo leitoso. Bojo abaulado encimado por gargalo retraído e borda suavemente revirada. Pé circular largo e liso. Assinado Degué no bojo e marca gravada Made in France sob a base. Criação da manufatura Verrerie dArt Degué, fundada em Paris pelo mestre vidreiro e artista espanhol David Guéron e ativa de 1926 a 1939. 41 x 14 cm.
  • JEAN BEAUDUIN (Bélgica, Verviers, 1851 - França, Paris, 1916)  La Dame en Blouson Blue. Óleo s/ madeira. Ass. cid. Datado 1890. 27 x 22 cm (MI). 38 x 33 cm (ME). Coleção Luiz Carlos de Abreu Pereira. RJ. Este lote encontra-se em Belo Horizonte, MG, e só estará disponível em nossa loja a partir do dia 13 de Outubro.

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